SEU DESEMPENHO DE ENERGIA PESSOAL COMEÇA AQUI
(Stephen Warley)
Sei que todos fomos ensinados a trabalhar pelo menos 8 horas por dia, mas descobri que a maioria de nós pode produzir um trabalho de alta qualidade por não mais do que 3 ou 4 horas por dia. É isso aí.
Os hábitos de trabalho da maioria dos escritores, filósofos, cientistas, artistas e outros criativos ao longo dos tempos sobre os quais li, confirmam essa observação. Eles estavam bastante cientes de seu desempenho energético pessoal.
Não é que trabalhem apenas 3 a 4 horas por dia, mas reconhecem a importância de reservar as horas mais enérgicas do dia ao trabalho mais importante.
Gerenciar sua energia era mais importante do que apenas gerenciar seu tempo.
Eu chamo esse período de cada dia de seu “período de pico de desempenho”.
Quando comecei a trabalhar sozinho, tentei continuar trabalhando 8 horas por dia, mas logo descobri que não precisava.
Consegui realizar todo o meu trabalho com muito mais rapidez, porque trabalhar em casa eliminou todas as distrações contraproducentes do escritório: reuniões intermináveis, pessoas parando na minha mesa para bater um papo, festas de escritório, recebendo mensagens instantâneas que as pessoas poderiam facilmente encontrar as respostas para eles próprios, etc.
Você sabe exatamente do que estou falando!
No começo, me senti culpado por trabalhar menos, mas por que não deveria ser recompensado por fazer meu trabalho mais rápido? Afinal, esse não era um dos benefícios para meu estilo de vida autônomo?
Então, comecei a ficar mais ciente de meu desempenho energético pessoal e descobri meu próprio período de pico de desempenho.
São de manhã para mim. Das 7h às 12h é o momento em que minha energia pessoal está no auge.
Uso este período altamente valioso do meu dia para fazer meu trabalho mais importante. Eu gasto minha melhor energia escrevendo posts como este e criando outras formas de conteúdo para Life Skills That Matter.
Eu defendo apaixonadamente meu período de pico de desempenho de distrações e outras formas de trabalho que requerem menos energia. Não respondo e-mails, não agendo reuniões, não procuro na web e não verifico as redes sociais.
Este período do dia é quando posso trabalhar sem esforço porque estou mais energizado fisicamente e mais focado mentalmente do que qualquer outra hora do dia.
Sou capaz de produzir trabalhos de melhor qualidade e, frequentemente, mais do que faria se tentasse realizá-los em outra hora do dia. Depois das 20h, estou um porridge. Estou em um estado de tão baixo consumo de energia que quase não consigo tomar as decisões mais básicas!
Passo o resto do dia em tarefas que exigem menos energia e foco.
Para tornar isso mais fácil, organizo minhas tarefas de trabalho com base na quantidade de energia que requerem:
- Baixo consumo de energia – tarefas administrativas como contabilidade, manutenção de sites e organização.
- Energia moderada – interações sociais como reuniões, e-mail e mídia social.
- Alta energia – trabalho mental intensivo, como planejar, escrever, pesquisar e entrevistar
No mundo das 9 às 5, você precisa justificar sua renda mostrando quanto tempo trabalha. Já trabalhei em muitas empresas que valorizavam as pessoas que permaneceram no escritório por mais tempo, independentemente da qualidade do trabalho.
Quando você trabalha por conta própria, precisa conservar sua energia. Porque o dinheiro para com você, cabe a você aumentar sua taxa horaria.
O objetivo não é trabalhar mais pela mesma quantidade de renda. É ganhar mais dinheiro a cada hora trabalhada, resultando em um uso mais eficiente de sua energia.
Mesmo se você estiver apenas nos estágios iniciais de design de estilo de vida, comece a prestar atenção em quando seu período de pico de desempenho ocorre a cada dia. Você pode até descobrir que está dividido entre dois períodos diferentes do seu dia.
Acredito que reconhecer seu período de pico de desempenho é a base do gerenciamento da sua energia pessoal. No mínimo, você começará a usar de forma mais eficaz os períodos de maior energia para o trabalho mais importante.