Saber 6

MINHA AUTOAVALIAÇÃO PESSOAL

 (Stephen Warley)

O que você realmente sabe sobre você?

O que você acha que deveria saber sobre você?

O que motiva você?

O assunto mais importante que nenhum de nós aprendeu é como aprender sobre nós mesmos.

Aqui está um inventário completo de autoavaliação de tudo que acredito que precisamos saber sobre nós mesmos para viver e trabalhar em nossos termos. 

Nunca recebemos um processo, método, estrutura ou estratégia para aprender sobre nós mesmos. Aprendemos sobre nós mesmos puramente por tentativa e erro. Parece muito ineficiente, mas, novamente, ninguém jamais foi você antes na história humana.

Aprender sobre você mesmo leva muito tempo, mas vale a pena o investimento. Quanto mais você sabe sobre si mesmo, melhores decisões você tomará sobre o estilo de vida que sempre quis ter.  

O autoconhecimento permitirá que você use sua energia com mais eficiência, alinhando seus hábitos com seu propósito. Quanto mais você sabe sobre si mesmo, mais confiança terá em suas decisões.

O trabalho autônomo me forçou a aprender muito sobre mim. Afinal, não tenho mais ninguém a quem responder, a não ser eu mesmo. Quanto mais aprendo sobre mim, mais tenho sido capaz de aumentar minha produtividade pessoal e de fazer tudo o que eu queria na vida. Isso me tornou mais enérgico e muito menos ansioso.

A maneira mais eficaz de aprender sobre si mesmo é por meio da autoexperimentação e da autoavaliação. Eu conduzi muitos experimentos de estilos de vida diferentes desde que fui demitido, há 16 anos. Eles me ensinaram muito sobre mim.

Aqui está o que aprendi com minha autoavaliação pessoal.

Meu objetivo, meu “por quê”

Gosto de pensar no propósito da minha vida como uma combinação de meus valores, motivações e por que escolhi o trabalho que desejei fazer.

Compreender meu propósito dá direção e significado à minha vida. Baseia-me em meus valores quando tenho uma decisão muito importante a tomar e me mantém focado em minhas crenças centrais. 

Qual é o meu “Por quê?”

Quero ajudar as pessoas a encontrar um trabalho mais significativo.

Acredito que todo mundo tem uma grande história dentro de si que merece ser contada. Quero dar às pessoas permissão para elas mesmas criarem essa história não contada, projetando seu estilo de vida em torno do trabalho que sempre quiseram fazer.

Meus valores

Em nenhuma ordem particular, meus valores são:

  • escolha o tempo e as experiências ao invés do dinheiro e bens materiais
  • mantenha as coisas o mais simples possível
  • desafiar o status quo e “fazer acontecer”
  • primeiro a família
  • seja frugal, não barato
  • trabalhar de qualquer lugar
  • seja genuíno

Aprenda como descobrir seus valores.

Minhas motivações

Minha principal motivação é ajudar as pessoas a projetarem seu estilo de vida em torno de um trabalho mais significativo. 

Minhas motivações naturais incluíam apoiar minha família, conhecer novas pessoas, ter novas experiências, viajar, estar fora e aprender algo novo.

Qualquer combinação dessas motivações me fará agir e sustentar meu ímpeto.

Minhas Necessidades de Energia

Meu “período de pico de desempenho” é pela manhã e preciso de tempo para me restaurar para aumentar minha produtividade pessoal.

Minha rotina diária

Sou uma pessoa clássica de manhã. Começo meu dia com meia hora de alongamento e meditação.

Eu faço meu melhor trabalho entre 7h e 12h. Depois do almoço, concentro-me em tarefas de trabalho menos intensas, como responder e-mails, pagar contas, manter o site, etc.  

Depois disso, vou para a academia e levo meu cachorro para uma caminhada de uma hora. Quando voltamos, começo o jantar ou ajudo minha esposa. Passamos nossas noites relaxando assistindo TV ou lendo. Normalmente estou na cama por volta das 21h30.

Minhas Necessidades de Trabalho

Sou um trabalhador altamente motivado, então geralmente prefiro trabalhar sozinho.

Eu valorizo ​​doses de colaboração ao longo da semana para desafiar meu pensamento e perspectivas. Não valorizo ​​reuniões intermináveis.

Sou um trabalhador altamente focado, mas faço todo o possível para reduzir possíveis distrações. Vou trabalhar em casa, no meu espaço de trabalho compartilhado e até mesmo desfrutar de trabalhar no lobby do Boston Hostel apenas para estar perto da energia de outros viajantes.

O que me restaura

  • Preciso de pelo menos 8 horas de sono todas as noites, às vezes até 10 horas (especialmente durante o inverno). Não há nada de errado com o meu sono. Não sou tão enérgico ou focado sem meu descanso adequado.
  • Eu preciso relaxar depois das 20h da noite.
  • O exercício me ajuda a queimar a energia ansiosa.
  • A meditação ajuda a interromper meus pensamentos frenéticos quando acordo todos os dias.
  • Sair para caminhar todos os dias também alimenta minha energia.
  • Preciso de pelo menos 4 semanas de férias por ano. Minhas férias ideais envolvem estar completamente desconectado de todos os dispositivos digitais. 

Minhas preferências e tendências naturais

Há muito que podemos mudar em nós mesmos, mas nossas preferências e tendências naturais nos tornam indivíduos únicos.

Meu Estilo de Aprendizagem

Eu amo ler. Quando aprendo um novo conceito pela primeira vez, geralmente prefiro pegar um livro sobre ele. Então, tento praticar os conceitos ou habilidades por conta própria.

Quando eu fico preso, é quando eu busco um especialista para fazer uma pergunta específica. Finalmente, desenvolvo uma rotina para dominar as habilidades. 

Eu definitivamente aprendo melhor “fazendo”.

Meus pontos fortes e habilidades

Há cerca de um ano, fiz a avaliação do Gallup StrengthsFinder 2.0 e aqui está o que aprendi sobre meus 5 pontos fortes naturais.

Aprendiz

“Pessoas que são especialmente talentosas no tema Aluno, têm um grande desejo de aprender e querem melhorar continuamente. Em particular, o processo de aprendizagem, ao invés do resultado, os empolga. ”

Estratégico

“Pessoas especialmente talentosas no tema Estratégico criam formas alternativas de proceder. Diante de qualquer cenário, eles podem identificar rapidamente os padrões e problemas relevantes. ”

Responsabilidade

“Pessoas que são especialmente talentosas no tema Responsabilidade assumem a responsabilidade psicológica sobre o que dizem que farão. Eles estão comprometidos com valores estáveis, como honestidade e lealdade. ”

Intelecção

“Pessoas especialmente talentosas no tema Intelecção são caracterizadas por sua atividade intelectual. Eles são introspectivos e apreciam discussões intelectuais. ”

Relator

“Pessoas que são especialmente talentosas no tema Relator têm um relacionamento próximo com outras pessoas. Eles encontram profunda satisfação em trabalhar arduamente com os amigos para atingir um objetivo. ”

Minha personalidade

Para saber mais sobre meu tipo de personalidade, fiz uma avaliação semelhante à de Myers Briggs.

Eu sou um ENTJ clássico: um extrovertido, intuitivo, pensativo, julgador.

Myers-Briggs descreve as características do meu tipo de personalidade como,

“Prático, realista, prático. Decisivo, move-se rapidamente para implementar decisões. Organiza projetos e pessoas para fazer as coisas, concentra-se em obter resultados da maneira mais eficiente possível. Cuida dos detalhes da rotina. Tem um conjunto claro de padrões lógicos, segue-os sistematicamente e quer que outros também o façam. Forte na implementação de seus planos. ”

Minha Inteligência Emocional

Eu descreveria minha inteligência emocional como uma forte capacidade de me concentrar enquanto estou trabalhando, mas uma tendência a ser mais relaxado com meu autocontrole quanto mais cansado fico.

Quando trabalho com outras pessoas, tenho a tendência de “agradar pessoas”, mas quando fico animado com alguma coisa, costumo falar sobre pessoas.

Minha capacidade de adiar a gratificação também é muito forte. Certa vez, um amigo meu perguntou-me se acordei muito cedo na manhã de Natal para abrir os presentes. Eu disse a ele que não, e, na verdade, meus pais geralmente tinham que acordar minha irmã e eu.

Minha fonte de confiança

Eu tiro minha confiança de três fontes principais: 1) meu conselho de conselheiros de vida e 2) pratico muito quando ninguém está olhando e 3) vitórias rápidas

Meus conselheiros da vida incluem minha esposa, meus pais, minha irmã, meus amigos próximos e meus colegas de confiança. Conto com todos eles por razões diferentes.

Quando estou me sentindo preso ou deprimido, geralmente sei exatamente para qual pessoa devo ligar para que eu continue. Falar sobre meus problemas com outras pessoas me dá energia e reduz significativamente minha ansiedade.

Minha mãe adora contar a todos na primeira vez que alguém me viu andar. Minha tia estava cuidando de mim em sua casa. Ela tinha uma enorme sala de estar. Para seu espanto, atravessei sem qualquer ajuda.

Minha mãe perdeu meus primeiros passos em público, mas ela sabia que eu vinha praticando secretamente como andar no berço. Ela me pegou algumas vezes.

Ainda hoje, gosto de praticar uma nova habilidade ou conceito repetidamente em particular até me sentir pronto para publicá-lo. Ser minucioso me deixa confiante.

Eu também fortaleço minha autoconfiança dando a mim mesmo a oportunidade de fazer pequenas ações consistentes no dia a dia. Essas são metas alcançáveis ​​ou vitórias rápidas que me levam para frente e geram impulso em direção ao meu objetivo.  

Tudo me segurando

Todos nós temos coisas que nos impedem de ser o que realmente queremos ser. Às vezes estamos cientes disso, às vezes não. Aqui estão meus problemas.

Meus medos

Ainda tenho medo de não ter dinheiro suficiente para pagar minhas contas. Tenho mais do que o suficiente, mas está profundamente enraizado em mim. Embora eu tenha trabalhado muito para minimizar esse medo, ele ainda surge de vez em quando.

Também temo decepcionar outras pessoas. Às vezes, não sinto que tudo o que me pedem é suficiente. Eu fico ansioso só de pensar nisso. Eu quero tanto fazer todo mundo feliz. Tenho a tendência de trabalhar demais para compensar esse medo.  

Por fim, gosto de pensar que tenho um medo “saudável” de altura. Vou caminhar ao longo da beira de um penhasco, mas sem muito prazer.

Meus desejos pouco saudáveis

Sempre tive o desejo de ser independente financeiramente (ver medo de pagar contas acima). Forneceu uma fonte de motivação saudável e doentia.

Alcancei a maioria dos meus objetivos financeiros pessoais, mas esse desejo também me levou a construir um negócio no passado puramente por dinheiro. Foi uma experiência de sugar alma e um erro que sei que não irei repetir com Life Skills That Matters.  

Meus desejos

À medida que envelheci, fui mais honesto sobre meus desejos.

Considero atividades que levem ao conforto, mas tenho a tendência de exagerar e acabar perdendo o autocontrole.

Meus desejos incluem consumir chips, chocolate e álcool. Para lidar com meus desejos, preciso me abster deles. O conforto que eles oferecem no curto prazo, acaba fazendo com que eu me sinta péssimo no longo prazo.

Minhas expectativas

Quer isso seja justo ou não, tenho grandes expectativas para todos que trabalham comigo. Sou um trabalhador muito esforçado e espero o mesmo dos meus colegas. Gosto de muito tempo livre na minha vida, mas quando trabalho, quero ser produtivo.

Eu também costumo ser muito eficiente com meu tempo. Quase nunca chego atrasado, e não gosto quando outras pessoas não são pontuais ou não me contatam, se estiverem atrasadas. Quero respeitar o tempo das outras pessoas e espero o mesmo em troca.

Quando eu assumo um compromisso, eu o cumpro. Gosto de saber que as pessoas podem contar comigo. Tenho grandes expectativas para mim mesmo e não quero decepcionar as pessoas (veja o medo de decepcionar os outros acima).

Como você pode começar a aprender sobre si mesmo

Eu não compartilhei tudo isso para tagarelar continuamente sobre mim. Fiz isso para mostrar o quanto quero que você seja capaz de se conhecer um dia. Este é um autoinventário.

Se você quer trabalhar por conta própria, primeiro precisa se conhecer. Você escolherá o trabalho e um método de trabalho que faça sentido para você.

Aqui está uma lista completa de tudo que acredito que você precisa aprender sobre si mesmo para sua própria autoavaliação pessoal.

O método mais eficaz para aprender sobre si mesmo é começar a praticar a autoconsciência. O hábito de autoconsciência mais eficaz que aprendi é escrever um diário.