O HÁBITO Nº 1 DE AUTOCONSCIÊNCIA
(Stephen Warley)
Você está se sentindo preso, mas não vê caminho a seguir?
Eu também estive preso. Muitas vezes. Principalmente porque eu não tinha consciência de mim mesmo. Finalmente aprendi um hábito que não só me tira do sério, mas também me permite mudar qualquer um dos meus hábitos.
Se você quer fazer uma grande mudança em sua vida, precisa mudar seus hábitos. O desenvolvimento de hábitos começa praticando a autoconsciência.
Alguns anos atrás, entrevistei mais de 500 pessoas que se desvencilharam e transformaram suas vidas para incluir o trabalho que sempre quiseram fazer. Perguntei a cada um deles: “Qual foi a ação-chave que você recomendou a alguém para se soltar?”
Mais da metade deles disse escrever um diário.
Manter um diário tem sido um hábito fundamental de pessoas de sucesso ao longo dos tempos. Alguns dos jornalistas mais ávidos incluem Benjamin Franklin, George Sand, Thomas Edison, Virginia Wolfe, John D. Rockefeller, Kurt Cobain, Louisa May Alcott, Bob Dylan, Dorothy Day, George Patton e Buckminster Fuller. Um dos primeiros diários conhecidos vem do imperador romano Marco Aurélio.
O hábito de autoconsciência mais importante que você pode praticar é escrever.
Você pode estar se perguntando: “Então, sobre o que exatamente devo escrever?”
Um bom motivo para começar é escrever sobre uma área de sua vida que você deseja mudar ou gostaria que fosse diferente de alguma forma.
Como começar
Começar um diário pode ser intimidante. Olhando para o abismo de uma folha de papel em branco, sem nenhuma ideia sobre o que escrever, porque é sobre você.
Uma das regras mais importantes para escrever veio do meu professor de inglês da 7ª série: – “conheça seu público”. Você não está mantendo um diário para ninguém além de você mesmo. Você está escrevendo para um público de um.
Então, o que você quer aprender sobre você?
O objetivo de manter um diário no contexto do desenvolvimento de sua prática de autoconsciência é conhecer a si mesmo de uma maneira mais profunda do que nunca.
É uma oportunidade de se comunicar com seus sentimentos subconscientes que você pode estar negligenciando ou ignorando. O ato de escrever fornece um palco para esses sentimentos, para que você possa trazê-los de volta mais facilmente.
Aqui estão minhas recomendações básicas para começar:
- Monitore um aspecto específico de sua vida para ter um foco.
- Comece monitorando seus sentimentos mais positivos e negativos a cada dia.
- Escolha um sistema para registrar suas entradas, como um diário de papel, uma nota em seu telefone ou um aplicativo que tornará mais fácil se comprometer com seu novo hábito de escrita.
- Agende uma hora do dia em que você fará o diário para reforçar o hábito (a hora do dia não importa, o que importa é que funcione para você).
O que você pode monitorar
Existem vários motivos para iniciar uma prática de autoconsciência, como o hábito diário de escrever, mas um dos motivos mais comuns é fazer uma grande mudança em sua vida.
Se você está lendo este post, sua motivação para começar uma prática de autoconsciência e um hábito de escrever pode fazer uma grande mudança em sua vida.
Transformar seu estilo de vida requer mudanças em seus pensamentos, hábitos e comportamentos. Para alterá-los, você precisa de um benchmark.
Isso se consegue monitorando os seguintes aspectos de sua vida (mais uma vez, recomendo enfaticamente que se concentre apenas em cada um por si em seu próprio período de tempo).
Seus sentimentos
Monitore seus sentimentos mais positivos e negativos todos os dias.
Prestar mais atenção aos seus sentimentos fará com que você se conecte com quem você realmente é. Sua mente subconsciente geralmente sabe o que você realmente quer antes de sua mente consciente.
Sua energia
Monitore sua energia para identificar seu “período de desempenho máximo”, o momento em que você é mais produtivo a cada dia.
Idealmente, você deseja monitorar seus níveis de energia ao longo do dia. Considere rastrear mais de uma vez por dia: manhã, tarde, noite.
Isso ajudará a fornecer uma leitura mais precisa de seus níveis naturais de energia. Se possível, observe as atividades que o energizam e o esgotam à medida que ocorrem.
Seu tempo
Monitore seu tempo para ver como, com quem e onde você gasta seu tempo.
Você pode organizar sua redação fazendo uma lista de entradas por hora ao dia. Se possível, descreva suas atividades principais em incrementos de 30 minutos ao longo do dia. Você também pode usar um aplicativo como o Toggl.com
Seus gastos
Monitore seus gastos para ver para onde o seu dinheiro, arduamente ganho, está realmente indo!
Como você gasta seu dinheiro diz mais sobre você do que você pode imaginar. Você pode usar um aplicativo de gastos, mas eu recomendo fortemente que você tente primeiro as entradas manuscritas.
Fazer um esforço extra para registrar cada despesa manualmente trará mais consciência de como e por que você gasta seu dinheiro da maneira que o faz.
Existem inúmeros aspectos da sua vida que você pode monitorar, mas essas são as 4 áreas que irão gerar informações da mais alta qualidade, com mais rapidez, para ajudá-lo a projetar seu estilo de vida ideal.
Opções de formato de jornal
Existem muitos métodos diferentes de registro no diário, dependendo de suas preferências pessoais e do que você está monitorando. O mais importante é que você escolha um formato que torne mais fácil para você se comprometer com seu novo hábito de escrever.
Aqui está uma comparação de algumas das diferentes opções:
Diário escrito antiquado
Sei que vivemos na era digital, mas realmente acredito que há algo transformador em escrever sobre você mesmo com as próprias mãos.
Isso cria um senso de autoria. Ninguém mais no período da história humana tem sua caligrafia. Existe uma conexão mais profunda entre seus pensamentos escritos à mão e seu cérebro.
Existem 2 abordagens de escrita que você pode usar para manter um diário escrito:
Escrita livre
O benefício da “escrita livre” é que não há limites. Você pode simplesmente começar onde seu cérebro quiser. Essa abordagem tem o potencial de fazer fluir sua criatividade e reduzir a influência de seu pensamento racional.
Prompts (Comandos)
Às vezes, as pessoas (como eu) precisam de alguma orientação para ajudar a despertar seu hábito de escrever. Usar “prompts” é um bom caminho a seguir. Eles podem ser na forma de perguntas padrão que você se faz todos os dias, listas ou entradas predeterminadas para preencher.
Um exemplo de um prompt para rastrear seus sentimentos pode ser “Escreva seu sentimento mais positivo hoje”.
Se você estiver controlando seu tempo, poderá ter uma lista de entradas predefinidas dividindo seu tempo em períodos de 30 minutos para preencher à medida que ocorrem.
Nota no telefone
É provavelmente uma das formas mais fáceis de rastrear para mim, porque sempre tenho meu telefone comigo, então não há desculpa para não fazer isso. Também acho que registro um volume maior de informações e com muito mais detalhes porque registro no momento em que acontecem.
E-mail para você mesmo
Você também pode enviar um e-mail para si mesmo. É tão fácil quanto manter uma nota no telefone, mas tem a vantagem de criar um arquivo pesquisável de suas entradas. A maioria de nós sabe que temos espaço ilimitado em nosso e-mail, então podemos salvar todas as entradas classificadas por data, assunto e palavras-chave.
Apps
Pela minha experiência, os aplicativos tornam muito mais fácil rastrear coisas como seu tempo e como você gasta seu dinheiro. Eu recomendo Toggl.com para rastrear seu tempo, Mint.com para rastrear seu dinheiro e MoodPanda.com para rastrear seus sentimentos.
Excel
Não acredito que o Excel seja uma ferramenta comumente recomendada para registro em diário, mas tenho usado com frequência para esse propósito. É uma ferramenta simples que me permite classificar dados de várias maneiras diferentes para fornecer-me novas percepções sobre meus pensamentos, sentimentos e comportamentos. Antes de me julgar, tente. 😉
Ainda cético? Experimente com isso
Se você leva a sério a concepção de seu estilo de vida em torno de um trabalho que o satisfaça, primeiro você precisa aprender sobre si mesmo. A maneira mais eficaz de aprender sobre si mesmo é por meio da experimentação.
Explore seu potencial envolvendo-se com o mundo real, em vez de limitá-lo aos confins de sua mente.
De toda a minha experiência, pesquisa e conversas nos últimos 16 anos, o registro no diário o ajudará a aprender mais sobre você mesmo mais rápido do que qualquer outro método.
No mínimo, experimente. O pior que vai acontecer é que você aprenderá um pouco mais sobre si mesmo.
Aqui estão mais alguns motivos para tentar:
Descomprima sua mente.
Pare de trancar seus sonhos dentro da prisão de sua mente e liberte-os escrevendo sobre eles! Redirecione a energia de sua mente, deixando de segurar firmemente seus pensamentos para transformá-los em uma forma física como a palavra escrita.
Prepare sua bomba criativa.
Se você acha que as ideias em sua cabeça são ótimas agora, espere até começar a escrever sobre elas! Ideias geram ideias. O processo de escrita é uma representação física do seu fluxo de consciência. Infelizmente, sua linha de pensamento está atrasada porque você não vai deixá-la sair da estação de sua mente!
Crie uma linha de base para mudar seus hábitos.
O processo de desenvolvimento de hábitos começa pela aquisição de autoconhecimento por meio da prática da autoconsciência. O hábito de escrever desperta esse ímpeto de mudança como nada mais.
Veja novas perspectivas.
Transformar seus pensamentos em uma forma escrita oferece uma nova perspectiva. Você consegue vê-los fora de sua mente pela primeira vez. Você pode interagir com eles de uma maneira nova e diferente.
O que eu escrevo sobre
Eu não fiz um diário durante a maior parte da minha vida, porque tinha noções preconcebidas do que significava manter um diário. Achei que era apenas algo que adolescentes faziam. Ficar lamentando sobre meus sentimentos não parecia um bom uso do meu tempo. Quão errado eu estava!
Eu, no entanto, mantinha diários quando viajava, para que pudesse me lembrar de cada momento e experiência. Eu mantive meu primeiro quando morei com uma família em Southport, Inglaterra, por um mês, quando tinha 14 anos, como parte de um programa de intercâmbio. Eu continuei o hábito em todas as grandes viagens que embarquei até os meus 20 anos.
Meus diários de viagem eram mais sobre o que eu fazia e menos sobre meus pensamentos mais íntimos. Não foi até meus 30 anos que comecei a prestar mais atenção aos meus sentimentos.
Eu percebi que o melhor dos diários é uma conversa consigo mesmo sobre seus sentimentos, pensamentos importunos, suas esperanças, comportamentos que você deseja mudar e qualquer coisa que o esteja incomodando. Alivia minhas ansiedades, ajuda-me a mudar meus hábitos e desenvolve minhas ideias.
Atualmente, estou registrando no diário de algumas maneiras diferentes:
Eu mantenho um diário escrito para meus “pensamentos circulares”.
“Pensamentos de loop (ciclo)”, são pensamentos que continuam girando e girando na minha cabeça, sem resolução. Eles me distraem e drenam minha energia.
Não sei dizer quantas vezes escrever sobre eles me ajudou a encontrar um porquê para resolvê-los ou lidar com eles poucos dias depois de transformá-los em forma escrita.
Não escrevo sobre eles todos os dias, mas escrevo sobre eles com frequência durante a semana. Eu também geralmente escrevo sobre eles pela manhã.
Também mantenho uma planilha do Excel para rastrear os principais comportamentos que desejo alterar.
Atualmente, estou monitorando comportamentos como beber, comer açúcar, navegar na web improdutiva e reclamar do clima. Eu rastreio essa última como uma forma de chamar a atenção para quantas vezes eu reclamo de qualquer coisa. Morar na Nova Inglaterra, reclamar do tempo é um passatempo para muitos.
Cada comportamento possui sua própria coluna. No final de cada dia, registro a data e insiro um “X” para cada comportamento que evitei com sucesso naquele dia.
Gravo ideias e notas no meu telefone.
Quando desejo rastrear meus pensamentos independentemente de onde estou, geralmente mantenho uma nota no meu iPhone. Sempre que algo surge na minha cabeça, que eu quero rastrear, eu registro em uma nota dedicada.
Basta começar a escrever
Não fique sobrecarregado com todas as recomendações fornecidas nesta postagem. São apenas ideias para você começar. O mais importante é começar e se comprometer com um hábito diário de escrever focado em mudar qualquer aspecto de sua vida que você gostaria que fosse diferente.
Escrever diariamente ajudará a melhorar sua prática de autoconsciência, fornecendo-lhe um registro escrito de seus pensamentos, para que você possa refletir sobre eles com mais facilidade do que confiar apenas em sua memória. Conforme você escreve, você começa a ver o que o impede de fazer a mudança que deseja em sua vida. A prática de escrever diariamente fornecerá um lembrete constante de por que você deseja fazer essa mudança em sua vida e começará a lhe mostrar como tornar isso possível!